sexta-feira, 15 de abril de 2011

Engenharia Mecânica hoje e amanhã



A engenharia mecânica é vista atualmente, como uma profissão muito abrangente, uma vez que possui muitos campos de atuação que, constantemente, são ampliados, desde a área petrolífera até o trabalho com elaboração e utilização de softwares avançados.

A área de atuação em um todo da engenharia hoje, está cada vez mais abrangente, principalmente agora, caminhando para a área de petróleo e empreendimentos novos, com novas tecnologias a exemplo da usina nuclear, fábrica de motores, entre outras. [...] Enfim, a área, hoje, de atuação para um engenheiro está bastante abrangente, nesse tanto, como elétrica, eletrônica, mecânica, automação e petróleo.
 ( Eng.Mecânico William Soares Ferreira )

O Brasil é um país emergente que ainda não alcançou a quantidade necessária para atender a sua demanda de engenheiros mecânicos, mas o país apresenta um desenvolvimento notável, e isso tem aquecido constantemente a economia interna, assim, sendo um berço para inovações e oportunidades.
Apesar da situação atual do país, ainda se formam muitos engenheiros desqualificados, seja pela falta de treinamento, ou pela qualidade das instituições, as quais o dito “profissional” se formou. Para ser um profissional qualificado e atuante é necessário ser esforçado acima de tudo, ter conhecimento em outras áreas como a elétrica e eletrônica e ter um suporte/auxílio da instituição a qual ele foi inserido.

Os engenheiros mecânicos, cada vez mais, têm que estar aliados com a eletrônica, a eletricidade e a informática. Nas áreas de automação, controle de processos, cada vez mais tornam-se necessários conhecimentos de hidráulica, pneumática, eletrônica avançada, cursos como simulação pra entender onde é o  gargalo de uma produção.
Na minha opinião, antes de ser engenheiro ele deveria passar por curso técnico, mas isso, infelizmente, hoje, não é possível, ele já sai da faculdade, sem experiência nenhuma, vai pra um estágio, e no estágio ele não consegue conhecer tudo ou todas as diversidades ou diferentes cadeiras, diferentes tipos de produção que existe na engenharia,  é ,nesse mundo. O ideal é que ele se dedique, seja humilde, se relacione com a equipe, desde mecânico á operadores de maquina, soldadores, encanadores, mecânico de ajustagem, de montagem, para que possa ter um bom relacionamento, um bom nível e absorver o conhecimento dessas pessoas pra somar ao seu conhecimento. Um bom engenheiro não é aquele que fica atrás da mesa, e sim aquele que antes de vir para trás dela já foi pro campo, levantou os dados necessário, o que precisa, o que o cliente quer, e com esses dados, ele vem pra mesa, projeta, calcula, faz memorial descritivo, especifica o material, manda comprar, faz o "far up" do mesmo. Já providenciadas todas essas atividades, ele volta ao campo pra dar a resposta que o pessoal, imputou os dados pra que ele pudesse fazer ou iniciar esse projeto. Portanto tem que ser uma pessoal dinâmica, nem sempre a gente vai achar uma pessoal que seja boa em planejamento, em calculo e no campo. Se você puder fazer isso, será excelente, mas se não, procure ser o melhor possível no que você escolher.
( Eng.Mecânico William Soares Ferreira )

As futuras perspectivas da carreira de engenheiro mecânico são bastante positivas no que diz respeito á empregabilidade. O futuro mercado, apesar de incerto, pode ser previsto graças ao grande desenvolvimento e às descobertas de novas tecnologias, as quais o mundo está inserido. Segundo o engenheiro mecânico William Soares Ferreira “Existem muitas coisas que aparecerão e para serem feitas, para isso é necessário buscar conhecimentos e desempenhar-se da melhor forma possível no cotidiano profissional.”
    Não está disponível a fotografia do entrevistado, porque o mesmo não se sentiu a vontade para exibir a sua imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário